Por Fabiano Assunção
Para muitos é estranho, mas a Cachaça é uma bebida que sendo feita com critérios e responsabilidade, possui um resultado destilado de alta qualidade e com infintas possibilidades de amadurecimento e curtimento, tal qual ou melhor que outros destilados do mundo.
Com a infinidade de madeiras únicas e exclusivas do Brasil, é possível reciclar ou extrair, por manejo certificado, matéria prima para a tanoaria elaborar barris e tonéis que proporcionam características aromáticas e palatáveis únicas, conferindo a merecida identidade Nacional e Mundial da Cachaça.
Existe, de fato, muita “pinga” no mercado, mas a devida cachaça de qualidade, vinda de alambiques, trabalhada como um artesão que esculpe a pedra ou madeira, proporciona uma experiência sensorial inigualável.
O Setor tem iniciado trabalhos para a especialização e melhorias da qualidade, inclusive nas análises e mapeamentos sensoriais, como trabalhos de blends/mixologia que multiplicam as sensações da bebida.
A cachaça bem trabalhada não dá aquela ressaca e secura características de outros destilados, justamente pela possibilidade que o Mestre Alambiqueiro tem de separar os álcoois leves que são tóxicos e muito menos deixar aquele bafo de cana que inunda o ambiente, justamente pelos furfurais e demais compostos do fim da destilação útil no processo.
Fabiano Assunção é Mestre Cachacier, Master Blender e membro da Comissão de Auto Fiscalização de Cachaças da AMPAQ.
0 comments on “Qualidade em Cachaça” Add yours →