VOCÊ GOSTA DE CACHAÇA? APLICATIVO OFERECE DICAS SOBRE A POPULAR BEBIDA

Empreendedores criam o Cachaciê, aplicativo feito para os apreciadores da mais brasileira das bebidas.

A Cachaça, a mais original das bebidas brasileiras, virou artigo da net e ganhou um portal exclusivo para consultas de seus apreciadores. A ideia partiu de uma dupla de empreendedores mineiros que criaram o Projeto Cachaciê com apoio do Sebraetec (ferramenta tecnológica do Sebrae que permite o acesso a inovações e melhoria de processos, produtos e serviços). O projeto resultou em um aplicativo mobile, em versões iOS e Android, que traz a cachaça para um ambiente digital. “Nosso produto estimula os consumidores a conhecerem mais sobre as bebidas disponíveis no mercado, a diferenciá-las e a obter informações como preço médio, notas e comentários”, explica a gestora executiva do projeto, Ana Laura Guimarães.

Cachaça: app mostra todas as informações da popular bebida (Foto: Victor Camilo / Flickr)

Na empresa virtual, a marca, Cachaciê, faz referência ao sommelier da cachaça, aquele que conhece e entende da bebida. “Estamos tendo muito cuidado e cautela nos processos de testes e ajustes do nosso produto”, frisa o sócio da Ana Laura, Paulo Henrique Silva Guimarães. O Cachaciê já está ativo nas redes sociais (facebook e instagram) e o site (www.cachacie.com.br) está na fase final de construção. “Até o fim do mês, ele conterá todas as abas: lista de cachaças e de produtores, página com explicação sobre o app, blog, notícias, novidades e contatos”, promete Ana Laura. Uma vez implantado, o site vai permitir, entre outros serviços: reconhecimento automático da cachaça por meio da análise do rótulo; lista das melhores do país; compartilhamento de avaliações, notas e comentários dos aficionados.
Além de consumidores e apreciadores, o Cachaciê é destinado também aos produtores, distribuidores, revendas, fornecedores e prestadores de serviços especializados na cadeia produtiva da cachaça, consultores, acadêmicos e formadores de opinião. Os empreendedores pretendem disponibilizar cerca de mil rótulos até o final de 2016 e cadastrar 95% dos produtos no mercado, a partir de informações do Ministério da Agricultura.

O mercado da branquinha

A cachaça (aguardente, pinga, birita, branquinha, manguaça, engasga-gato, calibrina, etc.) é hoje a única bebida brasileira com potencial para provocar um boom no mercado internacional. O destilado possui, por Decreto Federal, o título de Bebida Nacional do Brasil e, por leis estaduais, é Patrimônio Cultural em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os bares e restaurantes, com 70% da preferência, são os locais preferidos para a degustação da branquinha que, de Norte a Sul do país, é fabricada industrialmente (70%) ou em alambiques (30%).

Dados de 2012 do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CRBC) informam que a cachaça, o terceiro destilado mais consumido no mundo, contabiliza números significativos no país: 40 mil produtores legalizados (98% micro e pequenos empresários) produzem 4.000 marcas; os postos de trabalho, diretos e indiretos, chegam a 600 mil; por ano são consumidos 11,5 litros, por habitante; a movimentação de valores anuais, na cadeia produtiva, é de R$7 bilhões; no market share (participação no mercado) de destilados do Brasil, a cachaça responde por 87%.

 

(FONTE:  Agência Sebrae Notícias apud Pequenas Empresas & Grandes Negócios)

0 comments on “VOCÊ GOSTA DE CACHAÇA? APLICATIVO OFERECE DICAS SOBRE A POPULAR BEBIDAAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.